Matemática > Início > Recursos > Materiais das Aulas > Duração do dia

Duração do dia

Nº de horas de sol, em função do dia do ano, dependendo da localização geográfica

Este é uma Apliqueta Java criado utilizando o GeoGebra de www.geogebra.org - parece que não tem o Java instalado, aceda a www.java.com

Pode alterar o ponto vermelho para outra localização - no mapa - e o ponto violeta para outra altura do ano - no gráfico.


A duração do dia $ d $(em horas), em função do número do dia do ano, $ n $, é dada pelo modelo $$ \Large d(n) = 12,19 + B \: \cos \left( \frac{2\pi}{365} (n-172) \right) $$

A partir da função $ f(x) =\cos \: x $, consideramos um deslocamento horizontal ($ \phi $), um deslocamento vertical ($ A $) e dilações ao longo de ambos os eixos ($ \omega $ ao longo do eixo horizontal e $ B $ ao longo do eixo vertical): $$ \large f(x) = A + B \cos \: (\omega x - \phi) $$

  • $ f(x) = A + \cos \: x $ : O deslocamento vertical, $ A $, corresponde ao número médio de horas de sol - que é igual em todas as localizações - aproximadamente $ 12 $ horas.

  • $ f(x) = 12,19 + \cos \: (x - \phi) $ : O deslocamento horizontal, $ \phi $, correponde ao deslocamento do máximo (ou mínimo) do objeto $ 0 $ para o objeto $ 172 $, a que corresponde o dia 21 de Junho, quando ocorre o solstício de verão, que é o dia mais longo do ano no hemisfério norte (e o mais curto no hemisfério sul).

  • $ f(x) = 12,19 + \cos \: \left( \omega (x - 172) \right) $: A dilação ao longo do eixo horizontal, $ \omega $, permite alterar o período da função de $ 2 \pi $ para $ 365 $. Quando o valor de $ \omega $ é $ 1 $ o período é de $ 2\pi $, logo a um valor de $ \large \frac{2\pi}{365} $ corresponderá um período de $ 365 $.

  • $ f(x) = 12,19 + B \cos \: \left( \large \frac{2\pi}{365} \normalsize (x - 172) \right) $: A dilação ao longo do eixo vertical, $ B $, permite alterar a amplitude da variação - no caso tem um valor aproximado de $ 0 $ quando a localização é próxima do equador e um valor aproximado de $ 12 $ (ou $ -12 $)quando a localização é próxima dos polos. O facto deste parâmetro tomar valores negativos quando a localização está no hemisfério sul, inverte a monotonia da função, fazendo com que o modelo revele um descrescimento do número de horas de sol nos primeiros meses e um crescimento nos meses do fim do ano.

  • As animações apresentadas foram construídas com o programa GeoGebra. Pode obter uma cópia do programa e o ficheiro usado na coluna da esquerda, ou trabalhar no ambiente do programa fazendo duplo clique sobre as animações.


    Download do ficheiro mapa.ggb.


    Link relacionado:

  • Um modelo mais rigoroso

  • Perguntas rápidas
    A competência Matematica resulta mais da "inspiração" (jeito) ou da "transpiração" (trabalho)?
    Apenas da "inspiração"
    Mais jeito que trabalho
    Das duas em igual proporção
    Mais trabalho que jeito
    Apenas da "transpiração"


    Ver respostas
    Mais questões




    Coloque aqui o seu anúncio.