Está a chegar o final do ano e com ele começa-se a pensar nos desejos para o ano de 2020. Estes são os três desejos que os professores de Matemática têm para 2020:
1. Novos documentos curriculares objetivos e coesos
Todos concordamos que as atuais recomendações curriculares são puros retalhos e emendas á catástrofe do Programa e Metas Curriculares de Matemática. A tentativa de remediar o que já tinha sido remediado fez com que as atuais indicações curriculares (que apesar de serem muito melhores do que Programa e Metas) ficassem confusas para as comunidades docentes de Matemática.
É urgente a criação de novos (no verdadeiro sentido da palavra) documentos curriculares que substituam os atuais. É necessário que esses programas sejam mais ambiciosos. Ambiciosos não como o Programa e Metas que são ambiciosos pela sua extensão, mas ambiciosos no sentido de levar a um verdadeiro ensino e forma de encarar a Matemática. Torná-la mais investigativa e mais exploratória. Mais interessante para quem ensina e para quem é ensinado.
2. Mais reconhecimento pela aprendizagem e menos consideração pelos exames
É necessária uma “lavagem” de mentalidades na sociedade. Cada vez mais todos os agentes sociais dão muita importância ao exame de final de ciclo e menos importância ao processo de ensino e aprendizagem. É necessário atribuir mais importância ás aprendizagens em Matemática e diminuir a consideração que se tem pelo exame de final de ciclo. A Matemática é muito mais do que saber resolver equações e demonstrações para um exame. A Matemática é a verdadeira disciplina que responde ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
3. Mais formação para os Professores de Matemática
Só se consegue ser melhor quando são criadas condições para aprendermos a ser melhor, quando nos dão novas perspetivas sobre determinado tema e quando partilhamos e discutimos as nossas aprendizagens e conhecimentos com os outros. É verdade que os Professores de Matemática já têm alguma resposta a esta questão. No entanto, é necessário mais e melhor. Tendo em conta o constante desenvolvimento da sociedade atual, a forma de resposta dos Professores às necessidades dessa sociedade por consequência também muda de modo regular. É importante que eu, como Professor, tenha acesso a nova informação e a novas práticas que me ajudem a responder a essas necessidades.
Se estes desejos poderão ser concretizados em 2020...? Provavelmente não. Provavelmente sim. Mas o que interessa é deveremos lutar para que eles sejam concretizados. Venha 2020!
Em meu nome, desejo a todos umas ótimas festas com tudo de bom que esta época do ano proporciona e um ótimo 2020 com todos os objetivos pessoais concretizados neste no ano que irá começar.