Passado mais um ano, o ProfMat regressa. E desta vez na cidade de Almada... O entusiasmo continua a ser igual ao do primeiro encontro que presenciei... Uma vontade enorme de ver, ouvir, aprender, refletir, conviver, partilhar.

Este ano, o ProfMat revela-se interessante e inovador (como sempre o é!). A organização do encontro promete temas atuais e importantes de serem discutidos, analisados e refletidos por todos os professores de Matemática; a flexibilização curricular; a educação financeira; o ensino profissional; as tecnologias de informação e comunicação.

O ProfMat apresente um vasto leque de ofertas, distribuindo-as em forma de conferências e painéis plenários, conferências com discussão, sessões práticas, mesas redondas, simpósios de comunicações, simpósios temáticos e exposições. É caso para dizer que o ProfMat consegue chegar a todo o tipo de gostos e todo o tipo de procura.

No meu caso, estou bastante entusiasmado com todas as ofertas relativas ao currículo, caso do painel plenário de quarta feira relativo ao tema “Flexibilidade Curricular – olhares diferentes sobre um futuro comum” com a presença do Sr. Secretário de Estado João Costa e da mesa redonda do mesmo dia sobre “As aprendizagens essenciais no Ensino Secundário”. Claro que ainda dará espaço para participar em alguma sessão prática sobre tecnologias (sempre bom saber um pouco mais sobre a oferta nesta área) e em alguma conferência com discussão. É só uma questão de organização do horário pessoal e definição de objetivos pessoais.

Para além da parte da aprendizagem pessoal, existem também momentos de convívio e partilha essenciais que é o caso do tradicional jantar do ProfMat, onde todos os participantes usufruem de um momento de partilha e reencontro com os velhos amigos e onde criam-se oportunidades de novas amizades.

O ProfMat é isto mesmo... Partilha, aprendizagem, reflexão. Como diz o hino da APM, pertencer á APM é “sentir na voz,/ que não estamos sós,/ vale a pena estarmos aqui!”.

Encontramo-nos em Almada em Abril! Até lá!