Nós, professores, somos uma excelente equipa. A seleção nacional dos professores portugueses é composta por vários campeões nas várias modalidades de ensino. Quem disser o contrário, mente. A nossa capacidade de adaptação e de combater na frente de ensino é reconhecido e merecedor de orgulho próprio. “Sou professor porque...” é uma frase de que nos deixa e nos deve deixar orgulhosos.

Mas então somos professores porque...

  1. Somos capazes de nos moldar a qualquer tipo de currículo. Independentemente do tipo de orientações curriculares que nos dão, conseguimos passar por cima das suas desvantagens e potenciamos as suas vantagens em prol dos nossos alunos.

  2. Formamos cidadãos. É essa a nossa principal profissão. Pensando bem, não há sensação mais bonita do que o transmitir do conhecimento. Não há sensação melhor do que ver alguém a adquirir conhecimento a partir de nós. Não há sensação mais positiva do que ver o outro a “dar os primeiros passos” (e os últimos) com a nossa ajuda e vê-lo a ganhar a sua independência ao longo dos tempos.

  3. Somos educadores e, por vezes, pais também. Só quem está no terreno sabe o nosso esforço de acompanhar, de educar, de dar o exemplo e, muitas vezes, encaminhar os nossos alunos. Por vezes, temos 28 alunos para ensinar e parte deles são também nossos “educandos”. Como uma colega nossa diz: “Nós professores não usamos capa e mudamos o mundo para melhor, um aluno de cada vez”.

  4. Não deixamos o trabalho na escola dentro do horário de expediente. Somos profissionais que o nosso trabalho não termina sexta feira às 18h 30 e recomeça segunda às 9h. O nosso trabalho pressupõe planear, preparar, elaborar e corrigir aulas/materiais/testes fora de horas. Os nossos dias por vezes vão até às 2 horas de manhã, tudo para não falhar com ninguém. E, por vezes, a nossa vida pessoal é posta de lado em função da nossa profissão.

  5. Estamos aqui para todas as adversidades. Perante as crises sociais, económicas ou políticas, os professores encontram-se sempre prontos a atuar e adaptam-se a todas as situações. Não epidemia, ministro, currículo, logística que nos pare e que não nos deixe concretizar o que tínhamos planeado ou comprometido.

Termino este texto dizendo que sim... Somos Professores.... Somos os maiores e os melhores que existem. Somos os Heróis do Tempo e Heróis ao longo do tempo. Somos dos melhores profissionais que existem. Independentemente das adversidades, estamos sempre na frente das frentes e aquilo que fazemos, fazemos bem. Continuemos sem não baixar os braços.